O tráfego pago ainda não faz parte da sua estratégia?
Se for o caso, dá tempo de repensar essa ideia.
Criar um site e deixar ele do jeito que imagina é um dos passos mais empolgantes na hora de colocar a empresa na internet.
Desanimador só seria se, depois de todo esse esforço, ele não recebesse nenhuma visita, não é mesmo?
Mas não existe (ou não deveria existir) motivo para preocupação.
Neste artigo, você vai entender como o tráfego pago pode te ajudar a evitar esse problema.
Tráfego pago se refere aos visitantes que chegam até um site, loja ou página por meio de anúncios publicitários em plataformas específicas. Diferente do tráfego orgânico, depende do investimento realizado para gerar resultado. Portanto, só a empresa que paga para aumentar a visibilidade de suas páginas que gera tráfego pago.
As fontes de tráfego pago mais conhecidas, são: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Youtube Ads, LinkedIn Ads e Taboola.
Como funciona o tráfego pago?
Assim como qualquer outra estratégia de marketing digital, o tráfego pago exige bastante planejamento, acompanhamento, testes e análises.
Para fazer um bom planejamento deste tipo de tráfego, você terá que escolher inicialmente o seu objetivo. Algumas opções são:
- divulgar sua marca e ganhar visibilidade;
- conseguir mais seguidores;
- levar mais visitas para seu site;
- gerar leads;
- vender uma oferta.
Além do objetivo, para um bom planejamento, é importante conhecer bem seu público e sua persona. Isso porque quanto melhor segmentadas as campanhas de tráfego pago, melhores os resultados.
Depois você precisa definir o formato da oferta: texto, imagem, vídeo… E também qual será sua chamada para ação, ou seja, o CTA.
Essa escolha, na verdade, é feita baseando-se também na escolha dos canais ou plataformas que você vai anunciar. Falaremos sobre isso mais adiante.
E, por fim, você terá que escolher o orçamento para o anúncio e de qual forma ele será cobrado. A cobrança pode ser por clique, CPC, ou por impressões, CPM. Veja a seguir!
CPC
CPC é custo por clique. Neste formato de lance, você paga a cada vez que seu anúncio for clicado ou pode definir um preço máximo de orçamento e deixar sua campanha rodando. Assim, ela vai acumular o máximo de cliques que o valor definido permitir.
O CPC é a estratégia ideal para quem quer gerar conversões, ou seja, visitas na página, venda de produtos, leads, etc.
Justamente porque você só paga se quem visualizar seu anúncio, de fato, clicar nele. Diferente do CPM.
CPM
CPM é custo por mil impressões. Ou seja, você vai pagar por cada vez que mil pessoas visualizaram seu anúncio.
Neste formato, quem der o maior lance acaba sendo o que tem melhor alcance e ranqueamento. Portanto, se você quiser mais resultados, terá que investir mais dinheiro. E também, claro, criar um anúncio relevante e de valor.
O dinheiro não é o único critério que define o alcance e rank da campanha, mas é um dos mais importantes.
Sendo assim, o CPM é recomendado para quem tem o objetivo de gerar reconhecimento de marca e ganhar visibilidade online.
6 ferramentas para gerar tráfego pago
Atualmente, existem várias plataformas e sites que disponibilizam opções para anúncios. Caberá a você compreender a finalidade de cada uma e identificar onde o seu público-alvo está.
Separamos, aqui, as 6 fontes principais:
- Google Ads
- Facebook Ads
- Instagram Ads
- Youtube Ads
- LinkedIn Ads
- Taboola.
1. Google Ads
O Google Ads é uma das plataformas mais utilizadas para gerar tráfego, pois os anúncios aparecem no topo ou na lateral do buscador Google ou sites parceiros.
Uma das vantagens dessa opção é que você pode optar em pagar apenas quando o usuário clicar no seu anúncio.
Além disso, a plataforma permite que sejam feitos testes A/B com variações de chamadas, palavras-chave, textos e call to action. Dessa forma, fica mais fácil e claro identificar o que funciona ou não.
Os anúncios entram em competição para aparecer no topo da busca e o escolhido é dado pelo valor do lance e pela relevância do site.
A plataforma também oferece um display com as principais métricas necessárias para avaliações e os anúncios podem ser segmentados por gênero, dispositivo de acesso, local, entre outras opções.
2. Facebook Ads
O Facebook Ads permite que você crie anúncios com fotos, textos e vídeos que serão exibidos dentro do Facebook e que levarão o usuário a visitar o site do seu negócio.
Essa plataforma pode ser utilizada em conjunto com o Google Ads, já que acaba captando um público diferente.
Ela permite, ainda, uma alta segmentação em que é possível definir a exibição dos anúncios baseados em interesses, gênero, idade, status de relacionamento e profissão.
3. Instagram Ads
Com o Instagram Ads, você pode exibir anúncios em vídeo, foto única ou carrossel de fotos, incluindo texto. Mas também pode anunciar nos Stories e no Instagram Shopping.
A ferramenta é conectada com o Facebook, já que eles são do mesmo grupo. Isso é ótimo porque você pode criar estratégias conjuntas para os dois canais.
Por ser uma das redes sociais mais usadas no Brasil, anunciar no Instagram é uma vantagem e tanto para muitos empreendedores.
Você vai contar com ferramentas incríveis de segmentação e análise, além de recursos e formatos diversos para atrair sua audiência!
4. YouTube Ads
Se o seu negócio também produz conteúdo em vídeos, o YouTube Ads pode ser uma excelente ferramenta de anúncios.
Atualmente, os usuários estão mudando o hábito de consumo de dados e grande parte dos acessos online vem de vídeos.
Além disso, produzir conteúdo em vídeo é uma isca para atrair usuários até o site para então vender conteúdos e cursos online, por exemplo.
5. LinkedIn Ads
O LinkedIn é uma plataforma utilizada para conexões profissionais e geração de contatos entre empresas B2B. Contudo, se o seu público estiver no LinkedIn, nada impede que você faça anúncios por lá.
É importante ressaltar que os preços de cliques nessa plataforma costumam ser bem mais caros do que outras opções. Mas, se o seu público for altamente segmentado e converter com essa ação, não há problema nenhum em investir nela.
6. Taboola
Outra opção é o Taboola, que traz tráfego de usuários dos principais portais de notícias do Brasil, que podem chegar a 6 milhões de pageviews por dia.
A plataforma permite que você crie campanhas que serão exibidas em grandes portais da internet, como sugestões de conteúdos.
Se o usuário acessa o site do Estadão, por exemplo, para ler uma notícia sobre as mudanças da previdência e você é um advogado trabalhista, é possível sugerir um conteúdo relativo logo após a notícia para que o usuário seja levado até a sua página.
Invista e analise
O fato de que sua marca investe em tráfego pago não significa que o seu site ganhará mais acessos e nem que esses usuários farão parte do seu público-alvo. Porém, essa é mais uma estratégia que pode ser utilizada para aumentar o alcance de seu negócio.
Mas lembre-se sempre que, antes de investir, é preciso planejar, construir conteúdo, ter um site responsivo e pensar na experiência do usuário para então otimizar a divulgação desse material. Afinal, de nada adianta comprar tráfego se você não tem para onde levar os usuários.
Além disso, é preciso acessar os dados disponíveis das campanhas e criar relatórios que identifiquem se os investimentos estão mesmo valendo a pena. Porque é assim que você entenderá o que deu certo e o que pode ser melhorado.
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