Fundos Imobiliários: Tudo sobre os Fiis

Fundos Imobiliários

Você sabia que é possível viver com renda de aluguéis sem ter que comprar um imóvel ou se preocupar com condomínio, reformas, IPTU e dores de cabeça com inquilinos? Saiba como funcionam os fundos imobiliários (FIIs) e comece a investir.  Manual do investidor.

O que são  e como funcionam os Fundos Imobiliários ?

Fundos imobiliários é uma espécie de condomínio de investidores, que juntam seus recursos e aplicam em conjunto no mercado imobiliário. Normalmente o dinheiro é usado na construção ou na aquisição de imóveis e que depois venham ser locados ou arrendados. Os rendimentos obtidos são distribuídos entre os participantes, na proporção em que cada um aplicou de recursos no fundo.

Como nos fundos de investimentos e clubes a gestão dos recursos dos FIIs são responsabilidades  de um gestor e precisam seguir as políticas e objetivos pré definidos.

Os recursos somados compõem o patrimônio, que é dividido em cotas. Quem aplica em FII está comprando cotas do fundo.  As cotas são negociadas na Bolsa de valores, para comprar as cotas o investidor tem que ter conta em uma corretora, fazer transferência de recursos para a corretora, acessar o home broker e enviar as ordens de compra.

Os Fundos Imobiliários são investimentos de renda variável como as ações, mas costumam ter volatilidade menores que as ações. Normalmente distribuem rendimentos mensalmente.

Os rendimentos são isentos de imposto de renda IR, os ganhos de capital sobre a valorização das cotas em caso de liquidação sofre tributo de 20% sobre o lucro.

 

Deixe um comentário