O Que é Clube de Investimentos
Clube de Investimento se trata de um investimento coletivo de pessoas físicas no Mercado de Capitais, que pode ser composto por no minimo 3 e no máximo 50 participantes.
O patrimônio do clube de investimento é divido por cotas. Ao aplicar recurso em um clube de investimento o investidor se torna um cotista.
A carteira de ativos dos clubes de investimentos devem possuir no mínimo 67% do patrimônio aplicado em:
Ações;
Bônus de subscrição;
Debêntures conversíveis em ações, emitidas por companhias abertas;
Recibos de subscrição;
Certificados de depósitos de ações;
Cotas de fundos de índices de ações (ETFs) negociados em mercado organizado.
O clube pode ser administrado por uma corretora ou distribuidora de valores imobiliários, um banco de investimento ou um banco múltiplo com carteira de investimento.
A instituição responsável pela administração do clube cuida de toda a documentação, dos registros legais e zela pelo bom funcionamento do grupo.
A gestão dos ativos do clube pode ser feito por uma pessoa física ou jurídica, desde que tenha capacidade para tal atividade, podendo ser a própria administradora. É recomendado que a pessoa responsável pela gestão seja certificado pela Anbima com CGA.
Assim como em fundos de investimentos, o rendimento da aplicação em clube de investimentos depende da valorização das cotas, que variam conforme a oscilação dos ativos que compõem o portfólio do clube.
Custos dos Clubes de Investimentos
Os investidores pagam 15% de imposto de renda no momento do resgate, alíquota que incide sobre o ganho de capital obtido com a valorização das cotas.
Igual ao fundos de investimentos, os clubes têm taxa de administração, percentual que varia de acordo com o tipo de clube. Alem disso pode haver também taxa de performance quando os sócios definem meta de rentabilidade para os investimentos, por exemplo. No caso se o gestor superar esse determinado benchmark será premiado com uma taxa de performance.