Negócio Online do Zero

Como Criar Um Negócio Online do Zero?

 

Imagine que você tem o poder de começar um negócio digital dentro da sua casa, sem precisar de nada além do que você tem hoje, computador, celular, internet e força de vontade.

Trabalhar por conta própria é o sonho de muitas pessoas, mas a necessidade de altos investimentos iniciais e as burocracias acabam dificultando a abertura de empresas físicas.

É por esse motivo que a internet se tornou uma das alternativas preferidas de quem deseja ser dono de seu próprio negócio.

Porém, por mais que o ambiente digital ofereça algumas facilidades, o profissional precisa ter bastante conhecimento no assunto para conseguir alcançar bons resultados.

Infelizmente, nem sempre é isso o que acontece. Com a pressa de começar algo novo, muitas pessoas acabam não se preparando para as responsabilidades que vêm junto com a criação de um negócio.

Não adianta apostar todas suas fichas na internet se você não se planejar e não souber exatamente o que deve fazer para colocar suas ideias em prática.

Mas não se desespere!

Como tudo na vida, há sempre uma solução para te ajudar na caminhada que é abrir seu próprio negócio.

E para te ajudar, separamos 7 dicas valiosas sobre como montar um negócio na internet.

Neste post, você verá quais são os passos iniciais que precisa seguir para se tornar um empreendedor digital de sucesso.

1. Pense em áreas que você tem interesse

Se você está pensando em se dedicar para criar um negócio próprio, é importante escolher algo que realmente goste de fazer.

Sabe por quê?

Primeiro, porque fazer aquilo que gostamos é muito mais fácil, motivador e prazeroso.

Lembre-se que trabalhar por conta própria significa, na maioria das vezes, trabalhar ainda mais e ter que dedicar seu máximo para que tudo dê certo.

Por isso, se você escolher uma área pensando apenas no lucro, o trabalho pode ser tornar chato e difícil em pouco tempo.

A segunda razão tem a ver com oportunidade.

São raras as pessoas que conseguem encontrar o emprego de seus sonhos, não é à toa que o número de empreendedores tem crescido tanto.

Criar um negócio próprio pode ser sua chance de viver de suas paixões e trabalhar com algo que você realmente tem afinidade.

Baixe aqui meu ebook gratuito do zero a conversão 

2. Planeje seus gastos

Ter um negócio na internet pode até ser mais barato do que algo físico, mas isso não significa que você pode começar sem se planejar financeiramente.

Todo empreendimento envolve gastos, e as pessoas que não se preparam para isso podem ter dificuldades para levar o negócio adiante.

Por isso, antes de começar, verifique cuidadosamente todos os gastos que você possivelmente terá.

Faça uma lista de tudo o que você precisará pagar, como fornecedores, plataformas, ferramentas e até mesmo outros funcionários.

Pense, ainda, que nem sempre tudo sai exatamente como o planejado. Pode ser que você precise recorrer a um dinheiro extra para lidar com imprevistos.

Se você tem um emprego e está pensando em largá-lo para montar um negócio na internet, verifique se conseguirá se bancar por alguns meses até seu negócio começar a gerar lucro.

Se estiver na dúvida, nada impede que você permaneça no emprego fixo e crie um negócio para ganhar uma renda extra. Basta você organizar seu tempo para dar conta de todas as demandas sem prejudicar seu rendimento e sua saúde.

3. Conheça seu mercado

Essa é uma das dicas mais importantes sobre como montar um negócio na internet!

Por mais que sua ideia seja incrível, nenhum negócio vai para frente sem um público interessado.

Sendo assim, antes de começar, pesquise o mercado para saber se há demanda para o que você quer oferecer.

Confira blogs, sites e redes sociais que falam sobre o nicho em que você atua, participe de grupos e fóruns de discussão e conheça outros negócios que estão no mesmo ramo que o seu.

Assim, você vai conseguir identificar se o mercado está saturado, se ainda há oportunidades ou se é melhor investir em algum outro produto ou serviço.

Observe a concorrência também para identificar seus pontos fortes e fracos. Esse processo ajuda a encontrar brechas onde você pode atuar ou ter ideias que podem ser adaptadas e aplicadas em seu negócio.

Vamos supor que sua ideia seja criar um curso online sobre cuidados com animais.

Durante sua pesquisa, pode ser que você perceba que já existem muitos profissionais que trabalham com cães e gatos.

No entanto, você pode descobrir também que os tutores de outros animais, como coelhos e hamsters, ainda não estão sendo totalmente atendidos pelas opções existentes no mercado. Essa pode ser sua chance de se tornar uma autoridade nesse assunto e se destacar dos concorrentes.

Como dissemos, trabalhar por conta própria é uma ótima oportunidade de fazer aquilo que você gosta. Mas você precisa garantir que suas paixões vão te ajudar a pagar as contas e chegar onde você planejou.

4. Entenda quem é seu público

Agora que você já sabe como está o mercado, está na hora de descobrir todas as características possíveis de seu público.

Você precisa entender quais são suas dores, objeções e necessidades para conseguir oferecer a solução ideal.

Para tornar esse processo ainda mais eficiente, você precisa ir além da pesquisa de público-alvo e criar a persona de seu negócio, ou seja, definir detalhadamente o perfil do cliente ideal para seu negócio.

Isso é importante porque público-alvo é uma definição muito ampla, que engloba apenas o segmento específico da população que você pretende atingir.

Já a construção de uma persona exige que você conheça os comportamentos, gostos pessoais, estilo de vida, valores e outras informações relevantes da audiência que você quer atingir.

Quando você sabe todos esses detalhes sobre seus consumidores, fica mais fácil se comunicar com eles de maneira assertiva e entregar soluções personalizadas.

5. Defina suas estratégias de marketing

Alguns profissionais se esquecem que a divulgação de seu produto é tão importante quanto as outras etapas da criação de um negócio.

É um desperdício se esforçar tanto para tirar as ideias do papel e não conseguir mostrar o valor de seu produto para as pessoas certas, não é mesmo?

Por isso, quando estiver pensando em como montar um negócio na internet, empenhe-se bastante para conhecer e definir as melhores estratégias para divulgar o que você fez.

Existem várias maneiras de fazer isso, e algumas das opções de marketing digital são:

    • Criar páginas como blogs e sites;
    • Ter perfis nas redes sociais;
    • Encaminhar e-mail marketing;
    • Investir em anúncios pagos.

Clique aqui para aprender a fazer anúncios pagos no Google, YouTube e Facebook 

Para saber o que fazer, use as informações que você recolheu ao definir o nicho e o cliente ideal de sua marca.

Se você descobriu, por exemplo, que sua persona é um adolescente que se interessa bastante por conteúdos em vídeo e é super engajado nas redes sociais, precisa usar todos esses dados para elaborar ações que vão interessá-lo e atraí-lo para sua marca.

Nesse exemplo, criar um canal no YouTube e manter perfis em mídias sociais como Instagram e Facebook pode ser uma boa opção. Assim, você ocupa espaços que já são frequentemente acessados por sua persona e usa formatos de conteúdo que garantem sua atenção no que você está oferecendo.

Preocupe-se, ainda, com a linguagem que será usada e a periodicidade de divulgação, pois esses detalhes também influenciam bastante na experiência que o usuário terá com sua marca.

6. Seja profissional

Hoje, é possível encontrar várias propagandas enganosas sobre como montar um negócio na internet para ganhar muito dinheiro com pouco esforço e em pouco tempo.

O mercado digital realmente multiplicou as oportunidades e trouxe algumas facilidades para quem pensa em trabalhar por conta própria, mas não se engane.

Ter um negócio próprio não é um caminho para ganhar dinheiro fácil, pois esta escolha exige muita dedicação e paciência, principalmente de quem está no início.

Não falamos isso para te desanimar, pois é possível, sim, gerar renda e ter uma boa condição financeira sendo dono de seu próprio negócio na internet.

Porém, é preciso ter disposição para esperar os resultados (enquanto você trabalha muito) e não desistir na primeira dificuldade.

O dinheiro não vai aparecer como mágica.

Mas se você realmente acreditar naquilo que faz e se esforçar para oferecer algo relevante para os clientes, vai conseguir se transformar em um empreendedor de sucesso e ter lucro com seu negócio.

7. Crie canais de comunicação com seus clientes

A internet não trouxe mudanças somente para os profissionais e empreendedores.

O comportamento dos consumidores também se transformou significativamente. Agora, eles têm acesso a mais opções e informações sobre tudo aquilo que consomem.

Por isso, as empresas têm que ficar cada vez mais atentas à maneira como se comunicam com seus clientes.

Você precisa oferecer canais práticos e rápidos de comunicação, para que o consumidor consiga ter suas dúvidas e demandas atendidas com rapidez e eficiência.

Criar uma rede de atendimento de qualidade é fundamental para nutrir um bom relacionamento com os clientes e conseguir conquistá-los.

Esse canal pode ser o suporte online de seu negócio, aplicativos de mensagem, redes sociais, páginas web ou e-mail. O importante é que o cliente saiba como te encontrar quando estiver interessado em entender mais sobre o que você oferece.

Tenha sempre em mente que o processo de vendas não depende apenas da qualidade de seu produto, mas também da experiência que você proporciona para o cliente.

Comece a trabalhar na internet

Agora que você já sabe como montar um negócio na internet, pode começar a usar seus conhecimentos e habilidades para gerar renda.

Existem várias maneiras de trabalhar no mercado digital. Você só precisa escolher a que combina melhor com seu perfil e seus objetivos.

Veja algumas opções:

Ter um loja online

Uma das opções é criar uma loja online.

Existem dois tipos: o e-commerce e o marketplace.

Na primeira opção, você vende apenas produtos de uma marca específica, que pode ser a que você criou ou alguma empresa que já tem autoridade em seu nicho.

Ao optar pelo modelo de marketplace, sua loja funciona como uma vitrine virtual para produtos de marcas diferentes, que usam seu serviço para intermediar a venda.

Aprenda a criar uma loja online sem precisar investir em estoque, CLIQUE AQUI.

Ser um influenciador digital

Compartilhar conteúdo na internet também pode ser um negócio digital, sabia?

Se você tem conhecimento em um assunto específico, pode usar o que sabe para produzir conteúdos e publicar em um blog, em um canal do YouTube ou em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Quando você compartilha materiais de qualidade, que realmente agregam valor para as pessoas, o público começa a reconhecer sua autoridade no assunto e ver sua opinião como referência.

Ou seja, o que você faz e fala se torna uma influência que interfere nos comportamentos, decisões e até mesmo nas compras de seu público.

Como os influenciadores digitais estão em alta atualmente, as marcas começaram a recorrer a eles para divulgar seus produtos e serviços, o que tem feito a profissão ser cada vez mais procurada por quem deseja trabalhar na internet.

Criar um produto digital

Criar produtos digitais é uma excelente alternativa para quem busca ter um negócio próprio, escalável e com baixo investimento inicial.

Nessa opção, você também usa seu conhecimento para elaborar conteúdos, mas aqui o objetivo é elaborar algo para ser vendido na internet.

Você pode produzir:

      • E-books;
      • Cursos online;
      • Podcasts;
      • Softwares;
      • Templates, entre outros.

Você viu que a internet oferece várias possibilidades para quem quer empreender.

 

10 comentários em “Negócio Online do Zero”

  1. This site is known as a walk-through for all the information you wished about this and didn’t know who to ask. Glimpse right here, and you’ll positively uncover it.

  2. My husband and i got very ecstatic that Emmanuel managed to complete his basic research by way of the precious recommendations he was given from your very own blog. It is now and again perplexing to simply be making a gift of guidance which usually a number of people might have been selling. So we take into account we have got the website owner to thank for this. The type of illustrations you have made, the simple site menu, the relationships you will make it possible to create – it is mostly astounding, and it’s really aiding our son and our family believe that this content is thrilling, which is extraordinarily mandatory. Many thanks for everything!

  3. Do you have a spam issue on this website; I also am a blogger, and I was wondering your situation; we have developed some nice methods and we are looking to trade techniques with others, please shoot me an e-mail if interested.

Deixe um comentário